Do Pateo do Collegio, que nos remete à época da colonização, até o contemporâneo pórtico da Praça do Patriarca, passando pela imponência de edifícios como o Theatro Municipal e o Alti- no Arantes, o turista que chega a São Paulo é facilmente atraído pela arquitetura – e um simples passeio pelas ruas paulistanas já lhe garante uma experiência única e fascinante.
Sede da Bienal Internacional de Arquitetura (BIA) um dos prin- cipais eventos do setor no mundo, São Paulo é intimamente ligada ao tema, e conhecer a riqueza de edifícios espalhados por toda sua extensão é tarefa tão complexa quanto desvendar os demais segredos desta cidade sem fim.
Mosteiro de São Bento
St. Benedict’s Monastery
Um dos vértices do Triângulo Histórico, esta é a quarta construção da ordem bene- ditina, presente no local des- de 1600.
Este complexo abri-
ga a Basílica Nossa Senhora da
Assunção e o Colégio de
São Bento, e foi projetado
em 1910 pelo arquiteto
Ri- chard Berndl, professor da Universidade de Munique,
com decoração
interna de autoria
do monge benedi- tino holandês D. Adelbert
Gresnicht. É
um dos poucos remanescentes
em todo o mundo do estilo
Beuronense movimento artístico Alemão quase erradicado com a Segunda Guerra Mundial que tem como característica a total integração entre arte e arquitetura. E ilustrativo do Beuron o interior da Basílica, praticamente todo adomado, do chão ao teto, por pinturas, esculturas, vidrais e mosaicos que combinam elementos das artes egípcia, bizantina e romântica. Uma curiosidade: foi o local onde o Papa Bento XVI se hospedou em sua visita ao Brasil em 2007.
Fiquem ligados,
Em minhas próximas postagens, vamos juntos fazer esta viagem ao centro histórico de São Paulo, Um centro de Beleza em meio a grande cidade cinza.
Senhores passageiros próxima estação Edifício Martinelli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário